Um pé na areia e outro na grama
A casa de praia pode ser uma possibilidade de viver perto do verde, já que hoje grande parte das pessoas tem seu contato reduzido com a natureza nas grandes cidades. Embelezar, colorir e alegrar a casa não são as únicas vantagens proporcionadas pelo uso de vegetação e flores naturais. Outra atribuição delas é a energização dos ambientes.
Por este motivo, o verão é um período em que os jardins e varandas podem nos colocar em contato com esta energia. Além de trazer beleza e harmonia estes locais podem ser recantos que vão trazer mais energia para o período de descanso.
Ao construir um jardim ou varanda na praia, deve-se levar em conta que as plantas sejam nativas de clima tropical, assim podem suportar as altas temperaturas do veraneio.
Questione um especialista
Além disso, o vento, a maresia e o solo arenoso precisam de plantas resistentes. Para que o colorido invada sua casa durante o verão é importante pesquisar plantas que florescem ou dêem frutos no período em que você e seus familiares vão utilizar mais a casa de praia. Vale pesquisar ainda plantas que não exigem cuidados demasiados do proprietário. Beleza e funcionalidade precisam ser as regras para garantir que você não se incomode muito com a manutenção do local.
Conheça as plantas tropicais
Palmeira, Palmeira Imperial e Coqueiros fazem um visual bonito, agüentam ventos fortes e a ação da maresia. Outros exemplos de plantas tropicais são: Heliconias, Alpíneas, Ixoreas, Palmeiras, Bastão do Imperador, Ravenalas, Hibiscos, Cicas, Phoenix e Pandanus. Na composição é sempre bom utilizar cores tropicais como a da Pleomele, Bromélia amarela e rubra, e Alpínea Zerumbet.
O que não se deve utilizar
Azaléia, Roseira e os pinheiros. Plantas de clima temperado também não se adaptam ao litoral brasileiro.
Atenção para os móveis e acessórios
O material para composição também deve ser resistentes aos fatores climáticos. Uma escolha inteligente são materiais laváveis e os tratados com resina especial que protege contra a radiação UV. Para opções mais sofisticadas existem as madeiras resistentes, que dispensam manutenção, sempre protegidas com verniz náutico. Deve-se fugir de metais, pois eles enferrujam com a maresia. Para grades, vale a dica dos metais encapados, muito utilizados em nosso litoral para o cercamento das casas.